Meu Bebê

Meu Bebê

Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

QUER ENGRAVIDAR TEM QUE TOMAR ÁCIDO FÓLICO!

ATENÇÂO: O ácido fólico não tem contra-indicação, não causa efeitos colaterais e não engorda. A ingestão da vitamina deve ocorrer antes de engravidar porque as divisões celulares ocorre nas primeiras semanas de gravidez. As mulheres que tomam o ácido fólico depois do resultado do teste de gravidez correm o risco da anomalia já estar em processo

Recebi esta mensagem de uma visitante que tenta engravidar há algum tempo e não toma o Ácido Fólico porque nunca teve indicação médica.

"o acido folico, foi uma amiga q me perguntou, engraçado eu sempre comentei com meus medicos la no brasil q estava tentando engravidar ,eles nunca me passaram essa vitamina"

Exemplo dessa desinformação é uma pesquisa feita num hospital estadual de São Paulo. Cem grávidas foram entrevistadas e quando perguntadas sobre a utilização do ácido fólico, pasmem! 91 disseram que não haviam tomado a folato. As outras nove gestantes disseram que a ingestão da vitamina começou depois de dois meses da concepção, quando o folato já não é mais eficaz para a prevenção dos defeitos do tubo neural. As grávidas entrevistadas atribuiram desconhecimento ou gravidez inesperada como justificativa para o não uso do ácido fólico. A medicação é distribuída na rede SUS e nas farmácias custa entre 4,50 e 15,00 dependendo da marca.

  1. Por se tratar de uma vitamina hidrossolúvel, o excesso de ácido fólico é eliminado pela urina. Mesmo em altas doses, não há estudos que demonstrem efeitos tóxicos à mulher ou ao bebê.

Toda mulher que deseja engravidar deve usar ácido fólico antes e durante a gestação para diminuir os riscos de ter um filho com defeito do tubo neural, parto prematuro, aborto espontâneo e síndrome de Down, nesse caso 20% estão ligados a fatores genéticos, situações em que não é possível a prevenção. Os médicos não aconselham engravidar com o nível desta vitamina abaixo do normal. Em alguns países os médicos prescrevem o ácido fólico para todas as mulheres em idade fértil, estejam elas querendo engravidar ou não. O ideal é Tomar ácido fólico durante pelo menos três meses antes e depois de engravidar. Algumas mulheres começam com a vitamina após as primeiras semanas de gestação, o que não é o adequado, pois as alterações no feto ocorrem no início da gravidez. Quando a gravidez chega ao segundo trimestre, o suplemento não é mais necessário, embora o uso não prejudique você nem a criança.


2 comentários:

Sarinha disse...

Ola querida adorei seu blog também,vamos nos conhecer no orkut anota ai http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8424727536483625825&rl=t
bom o que tenho a dizer é que tomei acido folico sim e tb qnd tive anemia,soube que o ferro sem ele nao faz efeito,so da uma diarreiazinha algumas pessoas.bjbj

aline disse...

oi amei o seu blog eu tbm estou tentando engravidar a 3 meses e ate agora nada, ja tenho uma filha e so passei tomar acido folico ontem porque ñ sabia disso.aliness01@hotmail.com

Postar um comentário

Comente faça uma blogueira feliz!